terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Marley e Eu

Alguém pode me explicar o que aconteceu para desenterrarem o reggae? Por mais que não seja a música da moda - qual é a da vez? Sertanejo? - tenho visto uma galera com roupas de reggaeiro (bermuda florida, camisa ou blusa com as cores-símbolo, além de pequenos acessórios) e cabelo bizarrão pulandinho por aí ouvindo Bob Marley e outras bandinhas que surgiram nesse revival.

Não que eu tenha algo contra. Gosto é que nem braço: uns têm, outros não. Não vou raspar a cabeça e sair dando porrada em qualquer maluco de rastafari fumando maconha, mas também não quero ninguém mais louco que o Rafael do Polegar cantando Three Little Birds freqüentando minha casa.

Posso parecer escroto ao generalizar assim, mas é impossível não associar reggae com maconha. Se você procurar pela palavra ou por Bob Marley no Google, vão aparecer bandeiras do movimento com uma folha da erva estampada.
Em Curitiba, a maior quantidade de reggaeiros que tenho percebido está entre o pessoal das vilas - modo bonitinho de se referir à "favela" - e é normal vê-los dividindo espaço com os manos do Hip-hop, principalmente na frente dos shoppings durante o domingo. Dá até pra dizer que os reggaeiros curitibanos são os vileiros pacifistas. Ficam ali na deles, fumando e dançando sem incomodar ninguém.

Banda de reggae não costuma ser muito original. Se não tem Jáh no nome, tem roots. Ou os dois. Dando uma pesquisada descobri que tem todo um lance a ver com religião e tal (Jáh é uma abreviação para Jeová), mas parece que ninguém dá a mínima pra isso. Digo porque uma vez, uns 6 meses depois que terminei meu antigo namoro, minha ex me mandou um recado no Orkut me desejando tudo de bom e que era pra "ficar na paz de Jah". Quando fui responder, vi que ela tinha uma cacetada de comunidades dizendo que odiava qualquer tipo de religião e que não acreditava em nada, além de comunidades de reggae. Algumas semanas depois eu a encontrei na rua e ela já tinha se transformado em uma verdadeira discípula de Bob Marley:

- Então, agora to numas de sair com uma galera aí mó legal! Tipo, o Smoke, o Thor, o Rafah. Mó legal eles! Esses dias quase fomos presos num batidão da RONE porque o Smoke não quis largar o baseado.

Foi quando agradeci a Deus por ter pulado desse barco antes que ele tivesse se enchido de fumaça. E detalhe pro cara que se chama Smoke. Meu, o cara é reggaeiro e tem esse apelido. Porra, meu!

Outro que me surgiu com essa onda rastafari de colocar imagenzinhas do Sr. Marley no Orkut foi meu primo. Não cheguei a conversar com ele, mas ele também tava nessas piras de "Paz de Jáh, irmão".

Na imagem que ilustra esse post - uma paródia do livro sobre o cachorro, caso não tenha percebido - menciono Bob Marley como "O pior cantor do mundo". Na verdade foi apenas pra utilizar os termos do livro original. O pior cantor do mundo continua sendo o Armandinho. Também reggaeiro.

Nenhum comentário: