quinta-feira, 10 de abril de 2008

A guerra do passe livre

A estudantes de Curitiba, em um ataque de engajamento político, decidiram lutar por seus direitos. Uma atitude louvável, se não fosse organizada da maneira infantil.
No dia 2 de Abril, um grupo com cerca de 100 estudantes decidiu fazer uma manifestação, no centro de Curitiba, reivindicando o passe livre para todos os estudantes. Durante o protesto, alguns se exaltaram e tiveram a brilhante idéia de tentar invadir uma estação tubo. Resultado: chamaram a guarda civil, que desceu o cacete na molecada. Um dos estudantes acabou ferido e foi encaminhado ao Hospital Evangélico.
No dia 8, novamente houve manifestações, mas desta vez na frente da Câmara Municipal, na praça Eufrásio Correia, em frente ao Shopping Estação. Aproximadamente 300 alunos, sendo a grande maioria de colégios estaduais aqui de Curitiba, novamente fizeram merda e tentaram invadir o local. Tomaram mais um cacete dos seguranças e, para mostrarem como são inteligentes e racionais, foram invadir a estação tubo da praça e ainda acabaram agredindo um cobrador que nada tinha a ver com a coisa.
Apesar de eu ser contra o passe livre, acho louvável os jovens pensarem de maneira politizada. É muito bom saber que ainda existem jovens que pensam em coisas mais profundas do que quem vai pro paredão do Big Brother, mas mesmo assim conseguem estragar tudo. Se eles querem ser ouvidos, deveriam pensar direito antes de fazerem burrices como essas. Agindo assim - invadindo tubos e agredindo cobradores - vai apenas transformá-los nos vilões da história e o passe livre vai ser engavetado de vez. Se querer lutar por isso, que seja de maneira adulta, e não como um bando de adolescentes protestando por um lanche melhor na cantina do colégio. Se continuarem agindo assim, vão continuar a apanhar da polícia, e com razão.
Outra coisa que deve ser pensada antes de fazer faixas e sair por aí quebrando tudo é se realmente é viável fazer uma isenção de passagem para todos os estudantes. Claro, para os favorecidos seria uma maravilha. Até mesmo eu seria beneficiado com isso e passearia por toda a Curitiba sem desenbolsar nada, mas e para aqueles que não estudam e ainda assim dependem do transporte público? A própria Prefeitura já disse que, se realmente houvesse o passe livre para os estudantes, a tarifa, que atualmente é de R$ 1,90, passaria a custar R$ 3,70. Acho que o povo que vai lá xingar e quebrar tudo pedindo o tal passe já é adulto o suficiente para saber que o mundo não gira apenas do seu umbigo e que pagar quase 4 tutus por uma passagem de ônibus é totalmente inviável, principalmente para a população de baixa renda que mora em bairros afastados e precisa vir por centro. Isso sem falar naqueles que precisam pegar dois ônibus.
Se o motivo de todo esse mimimi~ pela isenção é a lendária afirmação de que todo estudante é fodido e sem grana, acho que deveria ser estudada a proposta de abrir um pouco mais os critérios para a utilização do Passe Escolar, que possibilita que o usuário pague apenas meia-tarifa, mas para tal, precisa ser de baixa renda e morar a uma puta distância do lugar onde se estuda.
Estou shitting and walking para tudo isso. Acho que os critérios utilizados para se fazer o passe do estudante são justas e deixar que os estudantes não paguem seria burrice e só prejudicaria ainda mais a população como um todo. Se fosse assim, teria boyzinho da PUC, que não precisa do passe livre, andando de graça, enquanto um trabalhador que mal tem dinheiro para as contas, se fodendo para pagar quase 8 reais por dia de passagem.

9 comentários:

Bruna Nunes Covacci disse...

é meio complicado dar um parecer,
sobre o caso da Isabella, mais a minha parte ao menos eu tentei fazer!
Créditos a você,
que me ensinou a colocar videossss!
hsauhsuihauishuaihsiuhasiuhaiuhsuia
Beijos Bruna Covacci

bruh_neixon disse...

playboy nao usa ônibus,
então eu sou a favor dos estudantes pagarem meia passagem.
:D

Vanessa Otovicz disse...

bom se for pensar em um todo, essa do passe livre para os estudantes ia foder com a vida dos outros, e não é só os estudantes que estão fodidos de grana, é a maioria da população.
Meia passagem seria uma solução provisória, mas seria de bom grado.

Jonathan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Netsuke disse...

Já vieram me questionar isso também.

"A gente paga imposto, tem o direito de andar de graça!"

Ok, também temos o direito a uma saúde decente e educação idem, mas as coisas não são assim. Sei que se os políticos parassem de roubar, seria diferente, mas eles não vão fazer isso apenas para andarmos de graça por aí. O mundo não é tão bonitinho e justo assim.

E todo mundo paga imposto no Brasil, logo todo mundo teria direito ao passe livre, certo?

Tarek Omar disse...

O pessoal q fez o protesto não ta pensando q tem muita gente de baixa renda q precisa pegar onibus todo dia.. Imaginem se aumentar mais do q ja esta.. 1,90 pra mta gente ja é muito caro, se aumentar a situação vai piorar muito

Eu sou contra os estudantes pagarem meia

rytsan disse...

todo estudante é burro, tem mais é que se foder...


tem essa de paternalismo nao... e onibus é terceirizado... cabe ao governo... saude e educação... o resto é total inviavel, alem de utopia, em lugar nenhum do mundo é assim, pq aqui(pais subdesenvolvido) teria de ser......

a gente só se manifesta por aquilo que nos convém...

Unknown disse...

Esse pessoal que invadiu o tubo deve fazer parte da juventude do PT ou do PSOL...

Jonathan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.