quinta-feira, 17 de abril de 2008

A febre do momento!

Não há como negar: a dengue é a febre do momento!
Peço perdão pelo trocadilho infame, mas isso é fato. Poucas doenças tiveram tanta repercussão na mídia nacional (talvez a cólera em 1999 e a febre amarela no fim do ano passado também tenham alcançado um nível parecido). Na verdade a dengue é que nem a cantora Simone, que só aparece em determinadas épocas do ano e, neste ano, chegou com tudo! Já é sucesso... digo, já é o terror do Brasil!
Me sinto um pouco incomodado em falar de um assunto tão discutido por todos os sites e blogs pseudo-jornalísticos, mas eu tenho de apresentar o meu ponto de vista sobre isso tudo.
Talvez alguém venha me dizer algo como: "Nossa, que horror! Tantas pessoas morrendo por dengue e você fazendo piadinhas!". Pois bem, eu respondo com um belo "Foda-se!". Sim, porque todo mundo já está cansado de saber o que fazer para evitar a doença, mas mesmo assim preferem se lembrar de sua existência apenas quando todo mundo tá morrendo e dizer que é problema do governo, como sempre.
Durante o ano inteiro há campanhas de conscientização: propaganda de TV, cartazes, anúncio na novela, na pasta de dente e em todos os outros lugares. É quase que uma lavagem cerebral dizendo pra você não deixar água parada, para que o mosquito não se prolifere ali. Mas alguém ouve? Alguém dá atenção? NÃO!!! Agora que o mosquito tá fazendo a festa, tá todo mundo desesperado. Azar, pois agora é tarde você ir jogar aquele pneuzão cheio d'água fora.
O pior de tudo é que ano que vem vamos ver tudo isso de volta. Os que sobreviveram à doença vão simplesmente esquecer todas as medidas necessárias para não deixar a doença reaparecer e todo o ciclo vai recomeçar. Foi assim por anos e com certeza não vai mudar agora.
A charge que ilustra esse post é de 1998, retirado de uma matéria de 2002. Porra, já se passaram 10 anos e as coisas continuam as mesmas! Tem como você sentir pena de um povo desse? Eu, sinceramente, não tenho. Se pegou dengue, é porque não deu atenção pra isso quando ainda era tempo.
Claro que nem todos são culpados por isso. Sempre tem aquele azarado que fica doente ou morre porque um outro zé ruela deixou o mosquito botar ovos em seu quintal. Se isso acontecesse comigo (o que provavelmente vai acontecer, devido às Leis de Murphy), iria culpar o maldito até que o arrependimento o matasse. Isso se a dengue não fosse mais rápida.

3 comentários:

Felipe "Kyo" disse...

Dengue no Brasil é que nem escandâlo de corrupção. Todo ano acontece, ocupa tanto espaço na mídia que enche o saco de todo mundo, e sempre acaba do mesmo jeito: "em pizza" (no caso da dengue em morte ou internação). Agora a grande pergunta que eu tenho é o que diabos aconteceu com a Gripe Aviária? De doença que ia condenar o mundo, sofrer mutações e matar humanos aos bilhões, simplesmente desapareceu dos noticiários e ninguém mais fala.

Unknown disse...

uhauhauha
link para a desciclopedia é foda!

rytsan disse...

issae :A